fevereiro 12, 2016

#FicaADica: como aproveitar melhor o seu dia





Um dia desses eu fiquei sem internet aqui em casa, do nada. É, sem whatsapp, facebook, instagram e essas coisas. Aí beleza, pensei "vou fazer outras coisas então". Li minha bíblia, fiz meus artesanatos, vi filmes com minha família, li uns livros... Foi aí que caiu a ficha. Eu ficava TANTO tempo fazendo coisas na internet (coisas que não trazem nada pra mim sabe, tipo ficar vendo o feed  das pessoas no insta) que acabava perdendo meu tempo, deixando as coisas que realmente me divertiam de lado. Pode parecer bobeira, mas tenta, só tenta, ficar um dia sem usar a internet, sem ao menos pesquisar nada no google. Leve a sério mesmo, e faça uma lista de coisas que você ama fazer em seu tempo livre. Tente cumpri-la. Você vai entender o que eu estou falando.
OBS: Não estou falando para tirar a internet da sua vida pra sempre não, ok? Só estou aconselhando a usá-la menos, não deixar com que isso tome seu dia, e de preferência usá-la para coisas que realmente importam.




Enfim. Só isso não é o suficiente, se bem que já ajuda e muito. Mas o que realmente me ajudou a além de tirar o máximo de proveito do meu tempo livre também me fez ter todas as minhas obrigações sempre em ordem: um planejamento semanal.

Pode parecer chato (pra mim não, porque sempre gostei de fazer essas coisinhas para me organizar, mas enfim né), mas você só leva alguns minutinhos

Planeje o que vai fazer em cada dia, e que horas vai começar e terminar cada atividade. Não esqueça de deixar um horário livre, claro.  Vou te dar um exemplo:


SEGUNDA

 7h às 12h - escola
 13h às 15h - tempo livre
15h às 16h -  fazer deveres de casa
 19h às 22h - festa da Fulana (sou maravilhosa inventando nomes)



Isso ajuda e muito a você ter tempo pra cada coisa e não ficar atolada de coisas pra fazer no final da semana porque você resolveu "deixar pra depois". Você pode fazer planejamento diário, semanal, mensal... Escolhe o que se adaptar melhor ao seu cotidiano. Eu fiz o meu numa folha A4 mesmo sabe, eu escrevi e decorei com canetinha, mas eu achei uns modelos na internet bonitinhos também, vale a pena imprimir.

Ah, antes uma dica. Se você é daquelas pessoas que tem uma mudança no horário toda  hora, o legal é colocar a folha de planejamento semanal dentro de uma moldura (com vidro na frente) e escrever seus afazeres com caneta de quadro no vidro. Assim terá facilidade para mudar qualquer coisa.

Ok, vamos aos modelos!











tem um diário, um semanal e um mensal, só pra você ter uma ideia de como é.











Assim, eu prefiro muito mais fazer o meu sabe, ter um com a minha cara mesmo. Até fiz um pra mim para imprimir, bem bobinho, tá aqui embaixo. Mas sei lá, pra mim tudo com lápis e canetinha fica melhor haha.








"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."
Eclesiastes 3:1













fevereiro 06, 2016

Faça você mesma: Presilhas de flor

Esse é provavelmente o DIY mais fácil que eu já postei e irei postar... É tão simples! Só quis mostrar pra vocês porque achei muito bonitinho, não necessariamente para usar na rua, mas para fotos sabe. Tá, enfim:















Simplesmente pegue o grampo ou a presilha e na ponta cole uma (ou mais, você que sabe) florzinha e segure um pouco pra ficar enquanto seca. E pronto! Você pode fazer várias presilhas, cada uma com uma flor diferente. Aí vai da criatividade de cada um. E tá aí, pronto. Uma ideia simples mas muito bonitinha.




fevereiro 01, 2016

Faça você mesma: caderninho de anotações


Mais um DIY estilo Back to School! Eu não sei se na imagem aqui de cima tá parecendo grande, mas o título "caderninho" é porque sabe, cabe na palma da mão mesmo. É do tamanho A7, ou seja 1/8 de uma folha sulfite A4, a que você costuma a comprar. Ele é muito útil, pelo menos eu sempre ando com um bloquinho na minha bolsa ou mochila. Tá, chega de enrolação. Vamos aos materiais:















Pegue uma folhe e dobre 3 vezes. Vão ficar 8 partes iguais. Marque bem as dobras passando a régua por cima das mesmas. Depois, abra a folha. Ela estará assim.


















Dobre a folha desta maneira.



















Dobre desta forma, parecendo um "M". Depois, feche essa "sanfoninha" e a deixe de lado. Faça outros bloquinhos como esse, quantos achar necessário.

















Agora vamos ao trabalho! Pegue a ponta de uma "sanfona", abra-a criando uma aba e encaixe sobre a ponta de outra sanfona (esta estando fechada). 





Cole o interior desta aba na parte da outra sanfona que você encaixou para que depois não desmonte tudo. Vá fazendo isso com todos os bloquinhos, formando um "minhocão" em zig zag.












Recorte um pedaço de cartolina de 16,7 por 11,5.  Em seguida, cubra-o com papel de presente, mas só de um lado. Este lado será a capa do caderninho.











Agora, com o lado da cartolina em branco virado para cima, posicione o bloco no centro da cartolina. Então pegue a página final de cada ponta e cole na cartolina, tampando assim a ponta do papel presente que ficou pra dentro e fixando o bloco sobra a cartolina.










Feche e ficará assim.


















Por fim, escolha uma fita bonitinha (eu só tive a ideia da fita depois de ter feito com o barbante haha) e contorne verticalmente o caderno, fazendo um lacinho bonitinho e firme no centro da capa. Quando quiser abrir o caderno, é só tirar a fita pelo lado e abrir. 





**********


E ficará assim no final. Um caderninho de anotações para você levar para onde quiser. 
Gostaram?





Em andamento...